Download Insurance Handbooks
We created these handbooks to help you identify the key points when considering a health insurance policy. They cover a wide range of topics from 'Choosing the right plan', to 'Maternity' and 'Pre-existing' conditions. Please enter your Email address to gain access to our full library.
Download Now  Email Address

  Seguros de Saúde na Croácia



Desde a sua independência em 1991, a Croácia teve várias guerras e conflitos de fronteira com a Sérvia. Isso nunca permitiu que o governo croata tivesse tempCroatia Image 1o e recursos para desenvolver um sistema de saúde adequado até o término oficial dos conflitos, quando as forças sérvias deixaram o país em 1998. Desde então, os níveis de saúde croata têm aumentado dramaticamente devido ao forte crescimento da economia. Embora a maioria do sistema seja muito semelhante aos da UE, existem algumas diferenças significativas entre os sistemas.

O seguro de saúde Croata é fornecido pelo Estado, no entanto não cobrem todos os custos e serviços. O seguro extra é opcional. Ele é fornecido por seguradoras particulares, e cobre os custos de hotel, ou custos de tratamentos públicos mais requintados (como uma escolha particular de médico, quartos individuais com TV, ar condicionado, etc...). Também pode ser utilizado para testes preventivos e tratamentos alternativos particulares em convênio com a seguradora. Além disso, desde 2004, ele pode ser usado para cobrir os pagamentos cobrado pelos prestadores públicos.

Todos os anos, o valor gasto em saúde do PIB é de 9% em média. Isto é um pouco mais que outros países como os EUA, Austrália, Canadá, Reino Unido, que em geral tendem a gastar em torno de 8%. Apesar de investir bastante do seu PIB em saúde, a Croácia ainda tem problemas herdados do seu sistema de saúde.

A Croácia enfrenta dois problemas grandes no setor de saúde. O primeiro é a questão de financiamento e segundo é a cobertura de saúde. Na Croácia, a inflação no setor da saúde tem crescido mais do que o PIB. No passado, isso levou a verba de outros setores a serem relocadas para o setor de saúde, resultando em uma falta de financiamento para outros setores. O outro problema é que o aumento de custo fez com que o governo ficasse impossibilitado de financiar alguns tratamentos, e portanto muitos cidadãos necessitaram procurar por tratamento particulares. Mesmo assim, o recente aumento da economia da Croácia tem elevado o sistema de saúde médico com uma cobertura mais ampla.

A cobertura oferecida no país é muito boa e não terá problema de desfrutar desta se estiver na parte continental. No entanto, se for visitar uma das muitas ilhas exóticas, não achará tratamento lá. Se for viajar por tempos mais longos em qualquer das ilhas e necessitar de assistência médica, terá de retornar de barco ou avião para tratamento na parte continental. Por isso, tome cuidado e fique atento com sua saúde nestas regiões.

Para os que podem pagar, há alguns estabelecimentos de saúde particular que oferecem padrões mais elevados, que incluem o tratamento sob demanda, quartos individuais, ar condicionado, tv e outros luxos da natureza. Estes estabelecimentos somente são encontrados em Zagreb ou em outras grandes áreas metropolitanas.

É interessante notar que os Reinos Unidos e a Croácia tem um acordo recíproco de saúde onde é feito sem nenhum custo para o "tratamento de emergência". Portanto se é um cidadão britânico na Croácia, terá a tranquilidade de saber que tem emergência de seguro básico coberto. Deverá no entanto pagar por qualquer serviço que não faça parte da cobertura. Da mesma forma, um seguro de saúde internacional pode tirar qualquer preocupação que tenha em relação a sua seguridade no país.

Em geral, a Croácia tem um serviço de saúde bem amplo. Como acontece com qualquer país do mundo, existem alguns problemas inerentes ao sistema, porém a maioria das pessoas são capazes de receber os cuidados que precisam, exceto se ocorrer algo em alguma ilha da periferia. A única maneira de evitar os problemas e preocupações de qualquer sistema de saúde no mundo é através de um plano de seguro de saúde de qualidade internacional. Estes planos vão lhe dar flexibilidade para ir ao médico ou hospital de sua escolha, o que significa que não importa onde quer que esteja localizado, da Austrália ao Zimbábue, sempre será capaz de receber o mais alto nível de atendimento possível.

Sobre a Croácia

Localizada no sul da Europa, diretamento ao leste da Itália, a Croácia foi uma anfitriã para muitos governantes estrangeiros no passado, incluindo romano, veneziano, italiano e império Austro-Húngaro. Após o colapso do Império Austro-Húngaro depois da primeira guerra mundial, os sérvios croatas e eslovenos formaram o reino conhecido como a Iugoslávia. Após a segunda guerra mundial, a Iugoslávia se tornou um estado comunista sob o reinado do marechal Tito. Embora em 1991 tenha ganhado a independência da Iugoslávia, demorou 4 anos de luta cruel e amarga para os restantes das forças sérvias deixarem o país.

Sempre que viajar para um país novo pode ser assustador e por isso muitas vezes é importante ter alguma informação sobre seu destino. Devido a isso, temos um esboço geral da Croácia abaixo. As informações contidas nesta página estão sujeitas à alterações sem aviso prévio e portanto deve consultar um perito para os detalhes mais precisos.

Nome Oficial: República da Croácia

Capital Zagreb

Localização: sudeste da Europa na fronteira com o Mar Adriático, entre a Bósnia-Herzegovina e Eslovênia.

Tamanho: A Croácia tem 56.542 km2, comparativamente, isto é ligeiramente menor do que a Lituânia.

Clima: Croácia tem verão quente e seco e inverno frio.

População: A população da Croácia é 4.491.543, o que é aproximadamente maior do que a Nova Zelândia e menor que de Cingapura.

Expectativa de vida no nascimento: A esperança de vida ao nascer é de 75,13 anos, que está bem acima da média mundial de 66 anos, mas abaixo da média européia de 77,32 anos.

Principais Doenças: encefalite transmitida por carrapatos é comum em partes da Croácia, especialmente nos meses do verão, portanto deve ter precauções quanto à carrapatos em áreas florestadas.

Etnias: croatas 89,6%, sérvios 4,5%, 5,9% outros, incluindo os húngaros, italianos, eslovenos.

Idiomas: croata 96,1%, sérvio 1%, 2,9% outros

Religião: católicos 87,8%, ortodoxos 4,4%, outros 0,4% cristãos, muçulmanos 1,3%, outros 0,9% e nenhum 5,2%

Governo: A Croácia é uma democracia/presidencial parlamentar no qual o presidente é eleito diretamente por pessoas maiores de 18 anos e mais de 16 se forem empregadas.

Chefe de Estado: Stjepan Mesić

Economia: outrora uma das repúblicas da Iugoslávia mais ricas, o país foi vítima da pobreza gerada pela guerra nos tempos de guerra civil durante 1991-1995. Entretanto, desde a virada do milênio o país tem tido uma grande quantidade de investimentos, particularmente no setor de turismo. Isto é devido a beleza natural, que inclui muitas ilhas isoladas do mediterrâneo e que atrai turistas de toda a região, particularmente celebridades de alto nível europeu. Além disso, a Croácia tem visto crescimentos do PIB de 4%-6%, enquanto a inflação permaneceu parada, ajudado pelo fato de que a moeda se manteve estável. No entanto, apesar de a economia ter melhorado, problemas econômicos potenciais estão começando a vir à tona, que incluem elevadas taxas de desemprego e uma balança desfavorável crescente. O governo ainda desempenha um grande papel na economia como esforços para privatizar vários setores, que são opostos pelo grande público. O processo de adesão recente à UE deve contribuir para a melhoria estrutural e reforma fiscal na economia.

PIB: O poder de compra croata é USD $75,93 bilhões dólares

    • Localizada no sul da Europa diretamente ao leste da Itália, a Croácia foi uma anfitriã para muitos governantes estrangeiros no passado, incluindo o romano, veneziano, italiano e autro-húngaro. Após a primeira guerra mundial, e o colápso do Império Austro-Húngaro, os sérvios croatas e eslovenos formaram o reino conhecido como Iugoslávia. Após a segunda guerra mundial, a Iugoslávia se tornou um estado comunista sobre o reinado de Marechal Tito. Apesar de o país ter ganhado a independência da Iugoslávia, demorou 4 anos de luta cruel e amarga para as restantes forças sérvias deixarem a Croácia. O país tem uma grande variedade de estabelecimentos médicos, que vão desde os básicos, para as instalações de alta qualidade, que abrangem todas as necessidades possíveis.
  • DICAS DE VIAGEM NA CROÁCIA

    Sempre que viajar ao exterior é útil entender as leis e os costumes locais do país de destino, uma vez que estas podem ser muito diferente das quais está acostumado. O sistema jurídico da Croácia pode ser semelhante aos de muitos países ocidentais, porém existem algumas diferenças na cultura que é bom saber para evitar possíveis problemas. Portanto, fornecemos alguns conselhos de viagem a Croácia para que possa permanecer seguro e aproveite melhor a sua estadia no país. Croatia Image 2

    As informações contida nesta página não são completas e podem estar sujeitas à alterações sem aviso prévio, e portanto deve consultar um especialista em viagens ou a sua embaixada local antes de partir em sua jornada.

    • Apesar do terrorismo ser uma ameaça baixa na Croácia, os crimes contra turistas e estrangeiros cometido pelo crime organizado ocorrem. Portanto, fique ciente destes perigos.
    • Uma grande ameaça no país são as minas não detonadas da guerra, que permanecem predominantes em áreas de florestas densas. Para quem planeja viajar a estas áreas, sugerimos que contrate um guia profissional experiente. Áreas notoriamente mais perigosas incluem Danúbio (Eslovônia) e o ex-Krajina.
    • Aconselhamos levar o seu passaporte ou alguma forma de identificação com você em todos os momentos, pois pode ser requirido.
    • Carteira de habilitação estrangeira é válida por até seis meses após a entrada no país. Se ficar mais tempo, precisa solicitar uma licença croata. Licenças internacionais de condução não são válidas na Croácia.
    • As condições das estradas em torno de Zagreb e cidades maiores são em geral boas. No entanto, deve tomar cuidado para fazer as ultrapassagens, especialmente durante os momentos de trânsito, pois vários carros podem tentar fazer o mesmo. É comum ruas menores estarem sem iluminação durante a noite.
    • É obrigatório trazer um colete fluorescente no seu carro enquanto estiver na Croácia. Mantenha ele dentro do carro, e não no porta-malas. Deve usá-lo na hora de trocar o pneu, ou checar o motor.
    • Na Croácia, é ilegal dirigir com mais de 0,5% de Álcool no sangue, e usar o celular enquanto dirigir (conduzir).
    • Ultimamente tem havido um número grande de incidentes de quadrilhas roubando ocupantes de carros após pedirem carona ou ajuda nas estradas. Por isso, se deparar com esta situação, tome cuidado.
    • Não há tolerância no consumo de álcool ao dirigir iates e outros barcos. Se pretende dirigir um barco ou iate não consuma álcool. As penas por dirigir embriagado podem ser pesadas.
    • Recentemente houve um grande número de casos de embarcações sendo presas e levadas ao tribunal por entrar em uma área de portos proíbidas sem informar as autoridades. Isso resultou em multas bastante pesadas. Se estiver considernado embaracar na Croãcia, deve estar ciente das regras de entrada para o país. Entre somente de um porto designado, e se isso não for possível devido a algum problema, as autoridades antes de entrar em alguma área proibida.
    • Todos as pessoas necessitam de um passaporte válido. Desde fevereiro de 2008, é necessário ter pelo menos 3 meses restante no seu passaporte para entrar no país. A perda ou roubo do passaporte deve ser comunicado imediatamente à polícia local e sua embaixada no país. A embaixada pode ajudá-lo na obtenção de um passaporte novo.
    For more information about traveling to Croatia, the international health insurance plans that we can provide there, or to receive a free quote, please contact us today.
 

For more information about Croatia, the international health insurance plans that we can offer there, or to receive a free quote, please contact one of our expert advisers today.